Em algumas atualizações é possível que haja uma mudança significativa de chamadas javascript e de folhas de estilos. Quando isso acontece é comum que, ao atualizar um template, algumas coisas parecem que deixaram de funcionar, dando aspecto de "site quebrado" e incompatível. O mesmo acontece para quando fazemos personalizações significativas em nosso template.

 

Calma que isso não significa necessariamente que a versão de seu template não é compatível com seu Wordpress ou você está passando por um bug! Em 98% dos casos isso acontece devido ao cache, que pode ser tanto do Wordpress quanto de seu navegador. 

 

O que é cache

É o recurso de armazenamento dos arquivos estáticos de um site, que são as imagens, folhas de estilo e scripts. Toda vez que acessamos uma página, nosso navegador armazena temporariamente os elementos dela em nosso próprio computador. Isso possibilita que as próximas navegações pelo site visitado sejam mais rápidas.

 

O mesmo acontece para servidores de hospedagem, armazenando uma cópia das páginas mais acessadas e que sofreram poucas edições de uma forma sejam apresentadas com intuito de poupar recursos do servidor. 

 

O recurso de cache é imprescindível para sites Wordpress. Se não houvesse sistema algum de cache, a cada visita o servidor trabalharia a todo vapor para ter o banco de dados e realizar as tarefas de "montar" a página TODA vez que há um refresh da página. 

 

Com o cache, esses recursos mais pesados e demorados são poupados, visto que há uma cópia em HTML é salva para os visitantes. Há diversos plugins que trabalham com o cache no Wordpress. Os mais conhecidos são:

 

  1. LiteSpeed Cache
  2. W3 Total Cache
  3. WP Super Cache
  4. WP Optimize
  5. Fast Velocity Minify
  6. WP Fastest Cache
  7. WP Rocket
  8. Cache Enabler

 

Outro recurso de cache é através do uso de CDN (Content Delivery Network), sendo a Cloudflare o mais conhecido deles por ser gratuito. Veja nosso artigo do blog do studio que explica com detalhes sobre o que é CDN, com vantagens e desvantagens sobre o serviço gratuito da Cloudflare.

 


Como o cache afeta nas atualizações

Quando você atualiza um template e viu que seu site aparenta estar "quebrados", significa que há alguns recursos mostrados para você ainda são da versão anterior do tema.


Como resolver o problema do cache

Para resolver este problema você deve deletar TODO os elementos de cache podem ter armazenados em seu site, inclusive da Cloudflare (que é fora das dependências do site) e, claro, de seu próprio navegador. 

 

Nos plugins Wordpress sempre há um botão de fácil acesso para fazer essa limpeza. Geralmente fica na barra superior de administração do Wordpress. Muitas vezes levam os nomes "Delete Cache", "Purgue Cache", "Purge All", "Empty Cache" ou "Clean Cache". Veja alguns exemplos abaixo:

 

LiteSpeed cache

 

WP Fastest Cache

 

WP Rocket

 

Em alguns plugins de cache há o recurso de limpeza do CSS/JS armazenado por conta da minificação, que é o recurso que captura todas as folhas estilos do site e as compacta num único arquivo para promover otimização. Neste caso, também o ideal é deletar / esvaziar.

 


Como deletar cache da Cloudflare

Se você estiver também utilizando a Cloudflare em conjunto com o plugin de cache do seu Wordpress, faça o seu login no site https://dash.cloudflare.com/ e em "Ações Rápida" clique em "Limpar cache".

 

 

E depois clique em "Limpar tudo".

 

 

Em questão de 30s o cache do seu site é limpo dos servidores da Cloudflare! 

 


Como deletar cache do navegador

Geralmente, depois de fazermos todos os procedimentos acima, o navegador já reconhece a diferença que está entre seu armazenamento local e seu blog. Ao detectar isso, é comum se renovar automaticamente. 

 

Caso o site ainda há vestígios de layout "quebrado", segue o passo-a-passo abaixo:

  1. Deslogue de seu painel Wordpress e acesse qualquer página do seu site. Pode ser a página inicial. 
  2. Enquanto a janela estiver aberta aperte as teclas ctrl + shift + R em seu teclado. Esse conjunto de teclas quando são clicadas em sequência forçam a renovação da leitura dos arquivos estáticos de seu site.

Se as atualizações ainda não são mostradas, aperte as teclas ctrl + shift + del e delete os arquivos armazenados em cache (não há necessidade de limpar histórico de navegação), semelhante aos prints abaixo:

 

Chrome, Chromium, Brave, Chrome Canary etc

 

Firefox